Coleta de Pilhas e Baterias

DMA 20140722 004.png

DLU 03.jpg

O Programa de Coleta de Pilhas e Baterias é realizado pela Divisão de Meio Ambiente, em parceria com o Grupo Gestor Ambiental (GGA), através da instalação de 16 coletores de pilhas e baterias no campus, nos locais indicados abaixo e apontados na figura ao lado:

1. Centro de Computação (CCUEC)

2. Centro para Manutenção de Equipamentos (CEMEQ)

3. Ciclo Básico II

4. Diretoria Geral da Administração (DGA)

5. Faculdade de Ciências Médicas (FCM)

6. Faculdade de Educação Física (FEF)

7. Faculdade de Engenharia Agrícola (FEAGRI)

8. Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo (FEC)

9. Faculdade de Engenharia de Alimentos (FEA)

10. Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação (FEEC)

11. Faculdade de Engenharia Mecânica (FEM)

12. Fundação de Desenvolvimento da Unicamp (FUNCAMP)

13. Hospital de Clínicas (HC)

14. Instituto de Artes (IA)

15. Instituto de Biologia (IB)

16. Instituto de Física Gleb Wataghin (IFGW)

Os interessados em descartar pilhas e baterias devem se dirigir a qualquer um dos 16 pontos de coleta disponíveis!!!

Atualmente a coleta dos materiais descartados pela comunidade,
nos coletores espalhados pelo campus, é realizada mensalmente pela Diretoria de Limpeza Urbana, da Divisão de Meio Ambiente, geralmente na última segunda-feira do mês.

Pilhas e baterias possuem metais pesados como chumbo, cádmio e mercúrio, substâncias tóxicas potencialmente perigosas, de efeito bioacumulativo nos ecossistemas e que apresentam riscos de contaminação ambiental e à saúde pública. As pilhas e baterias coletadas são encaminhadas para destinação final ambientalmente adequada através do processo de logística reversa, conforme prevê a Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei nº. 12.305 de 02 de agosto de 2010).