Prefeitura e FEEC recebem prêmio no Inova Campinas

Os integrantes da Prefeitura Universitária e da Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação da UNICAMP – FEEC, participantes do projeto Smart Campus: IoT nos serviços da Prefeitura, apresentaram o projeto de iluminação pública inteligente no 4º Inova Campinas, realizado no dia 25 de outubro de 2017 no Expo Dom Pedro – Campinas.

Os integrantes apresentaram o funcionamento do sistema de gerenciamento de iluminação (GAIA IoT), simulando o ligamento e desligamento de luzes em maquetes de postes de iluminação pública e a identificação de possíveis problemas como lâmpada ou relê queimados. O projeto utiliza tecnologias que criam uma rede mesh entre os dispositivos instalados nos postes permitindo o monitoramento e atuação nos pontos de iluminação. Além de proporcionar o gerenciamento de iluminação pública, o projeto GAIA IoT possibilitará que outros dispositivos IoT sejam conectados a rede formada por esses pontos.

O projeto GAIA IoT foi premiado no evento Inova Campinas por ser um dos três projetos vencedores do 1º Concurso SmartCampus organizado pela FEEC – UNICAMP.

Estiveram presentes no stand autoridades, investidores, professores, alunos e entusiastas de tecnologia.