DAE – Atendimentos emergenciais

Após o encerramento do expediente administrativo da Universidade, a Divisão de Água e Energia da Prefeitura segue realizando atendimentos no campus, visando a manutenção e a qualidade dos sistemas de abastecimento de água e energia da Universidade. Tais ações se dão em caráter emergencial, considerando que a equipe trabalha constantemente em manutenções preventivas e corretivas.

Confira algumas ações realizadas em sobreaviso nos últimos meses:

• Dias 12/06 e 13/06: vazamento de tubulação da prumada de distribuição para o consumo no Reservatório da Genética
    • Foram necessárias 16 horas de trabalhos de reparo no sábado à noite e durante o domingo.
  • Dia 12/07: Rompimento adutora Sanasa – Rua Vital Brasil
    • As Equipes de sobreaviso da DAE, tanto Energia quanto Saneamento, foram acionadas pela SVC às 00h30 pela ocorrência de um grande vazamento de água na rua. A adutora, de propriedade da Sanasa, a qual abastece toda área da saúde da Unicamp, havia se rompido. Por conta da alta pressão e vazão da adutora, ocorreram fissuras no calçamento e um posto de iluminação pública foi derrubado.
    • Houve acionamento de serviços contratados ainda na madrugada para execução de trabalhos de remoção do poste, possibilitando o reparo na adutora pela SANASA.
  • Dia 16/07/21: Substituição de terminações Mufla no CB-1
    • A DAE foi acionada após as 16h00 por falta de energia no prédio do Ciclo Básico I, ocorrência curto circuito em uma das muflas de entrada de energia no interior da cabine. Foi alterado o cabo de alimentação para uma mufla reserva, restabelecendo a energia ao CBI.
    • De maneira preventiva, foi programado e realizado um desligamento da energia do local no dia 29/07 para a substituição das demais muflas de entrada e de um cabo comprometido pelo curto circuito.
  • Dia 11/08: Troca de Trafo no IQ.
    • Substituição preventiva de transformador de potência com defeito crítico identificado na manutenção preventiva (análises físico-químicas do óleo isolante).
    • Foi agendado e realizado desligamento junto à unidade para a execução dos serviços e o transformador substituído foi encaminhado pela unidade para reforma, visando a posterior reinstalação em seu local de origem.
  • Dia 15/08: Transformador Pitágoras – Remanejamento de Carga
    • A Equipe de sobreaviso da DAE foi acionada durante a madrugada pela SVC, que verificou que o estacionamento do Instituto de Economia estava sem iluminação. Por conta de avaria nos cabos de alimentação, houve um curto-circuito, demandando reparos durante todo o dia 16, sendo ainda necessário o remanejamento de cargas deste transformador para outros próximos para restabelecimento da iluminação do estacionamento.
  • Dia 15/09: rompimento da adutora da SANASA
    • A Equipe de sobreaviso da DAE foi acionada às 23h00 pela SVC por conta de vazamento de água na rua 5 de Junho. Foi necessária manobra da SANASA, que ocorreu as 2h00, para manter o abastecimento do HC e CAISM até a conclusão do reparo. A equipe da DAE apoiou a SANASA na recuperação e monitorou o abastecimento dos hospitais até a conclusão, às 16h00.