DMA – Visita de escola pública à Divisão de Meio Ambiente

Na última sexta-feira, 24 de junho, a Prefeitura Universitária, por intermédio da Divisão de Meio Ambiente (DMA), recebeu 34 alunos da Escola Estadual Manoel Euclides de Brito (Meb-Pei), da cidade de Itatiba, acompanhados dos professores Cristina Elisabete Lourenço, Michelli Santos Roson e Nivaldo Aparecido Berteli.

A DMA recepcionou os jovens com um belo lanche junino (cachorro-quente e docinhos) e logo após os alunos de dirigiram para a sala multiuso, onde puderam aprender um pouco sobre o monitoramento animal na Unicamp, com o veterinário Paulo de Tarso (CEMA) e sobre as áreas verdes, com a engenheira florestal Camila Alonso Santos (DAV).

Em seguida, foi realizada uma visita ao Espaço Mandala, acompanhados pela bióloga e gestora ambiental Nilza Alzira Batista, pela engenheira Camila Alonso Santos, pelo técnico ambiental Lauro dos Santos e pela estagiária Amanda A. Melo, onde ouviram sobre o histórico da Mandala e puderam conhecer plantas medicinais, aromáticas e comestíveis não convencionais. A percepção sensorial olfativa, visual e tátil, bem como o manejo da terra e das plantas, promovem sentimentos de pertencimento à natureza e instigam a real necessidade de ações políticas socioambientais em benefício comum.

Por fim, passaram pelo barracão da Diretoria de Limpeza Urbana (DLU), aprendendo um pouco mais sobre reciclagem com a diretora Fernanda Pascotte.

Ao final, os alunos ganharam algumas lembranças, como mudas de diversas espécies de plantas, preparadas pelo Sr. Divino Silva e sua esposa, Sabrina Lanna (como de Bacupari-mirin, mangostão amarelo, canela, pimenta da Jamaica, maçã, oiti, tomate cereja, pimenta biquinho, pimenta Bhut jolokía), sacolinhas para lixos de carro e canetas da DMA, além de sementes de jatobá-mirim (Guibourtia hymenifolia), árvore do bioma caatinga, de grande beleza e adequada para arborização de cidades.
A Divisão de Meio Ambiente também foi presenteada com algumas mudas de espécies frutíferas nativas do Brasil, que serão plantadas no campus.
A Diretora da DMA, Maria Gineusa de Medeiros e Souza, agradeceu a visita de todos e parabenizou os funcionários da DMA pela excelente recepção e acolhimento.

Confira algumas imagens:

Recepção dos alunos
Informações sobre o Centro de Monitoramento Animal – Paulo de Tarso
Informações sobre a Diretoria de Áreas Verdes – Camila Alonso
Equipe da DMA e professores da escola Meb-Pei
Informações sobre a Diretoria de Áreas Verdes – Camila Alonso e Amanda Melo
Equipe da DMA e professores da escola Meb-Pei
Foto: Chicão (DMA)
Alunos, professores e equipe da DMA
Visita ao Espaço Mandala – Nilza Batista
Visita ao barracão da DLU – Fernanda Pascotte