DMA – Curso de preservação das abelhas nativas

Nos dias 19 e 20 de novembro de 2022, a Prefeitura Universitária, através do Centro de Monitoramento Animal (CEMA) da Divisão do Meio Ambiente (DMA), em parceria com a  Escola de Educação Corporativa da Unicamp (EDUCORP) ofereceu o curso Preservação das abelhas nativas, com a participação de 26 pessoas.

O curso foi idealizado pelo médico veterinário do CEMA, Dr. Paulo de Tarso Gerace Rocha e ministrado pelo instrutor apicultor, meliponicultor e piscicultor Nivaldo Aparecido Bertelli.

Os tópicos abordados no curso foram:

• A importância das abelhas para o equilíbrio do meio ambiente na produção de alimentos, na contribuição e interação para manutenção da biodiversidade animal e vegetal;
  • Técnicas que possibilitem identificar e promover a preservação e proteção das espécies, contribuindo como uma ferramenta de cidadania e sustentabilidade de nossa sociedade;
  • Aumento do protagonismo de todos os atores na preservação do meio ambiente, da fauna e da flora e a formação de agentes multiplicadores de comportamentos responsáveis e sustentáveis em relação ao meio em que vivemos.

“Esse curso é parte de um projeto maior, que estamos fazendo de identificação e georreferenciamento das diferentes espécies de ocorrência no campus da universidade! A instalação de um meliponário para atividades de educação ambiental, visando a preservação e a multiplicação dessas espécies que contribuirão para o sucesso de outros projetos de importância ambiental, como os corredores socioecológicos e a recuperação de áreas degradadas da Fazenda Argentina”, comenta Paulo de Tarso.

Confira algumas imagens: