DMA – Mapa de árvores em risco de queda no campus de Barão Geraldo

A Divisão de Meio Ambiente da Prefeitura Universitária está disponibilizando um mapa online com a identificação de árvores com problemas fitossanitários e possível risco de queda, cadastradas pela equipe da Diretoria de Áreas Verdes.

Desde 2014 são realizadas vistorias contínuas à vegetação arbórea do campus a fim de identificar galhos secos, árvores com problemas fitossanitários que podem ser tratados, necessidade de podas preventivas, bem como a extração de árvores em risco iminente de queda.

No mês de janeiro foi iniciado o uso de tecnologias de SIG (Sistema de Informação Geográfica) para registro dos dados de campo em um plataforma online em tempo real, por meio de dispositivos móveis. As árvores cadastradas podem ser visualizadas por qualquer pessoa acessando o seguinte link: https://www.arcgis.com/apps/webappviewer/index.html?id=258a9dde92594ace8ff8ad56159df5db&extent=-5243449.264%2C-2613030.8395%2C-5230712.9442%2C-2608272.6345%2C102100

As árvores em risco iminente de espécie exótica à vegetação brasileira já estão sendo removidas, enquanto as de espécie nativa à vegetação brasileira passarão por uma avaliação da Defesa Civil para o ateste do risco e sua remoção.

A reposição da vegetação ocorrerá dentro do campus da Unicamp respeitando as espécies e locais adequados para plantio, considerando que muitas das árvores antigas do campus estão sob redes subterrâneas de água, esgoto, elétrica e fibra óptica.

Está previsto o plantio de pelo menos 40 árvores entre os meses de maio e junho em comemoração ao aniversário de 40 anos da Prefeitura Universitária, além de outras árvores nas áreas das unidades em comemoração à Semana do Meio Ambiente. Os plantios devem contar com a participação da comunidade e a programação com as datas e locais será divulgada no site da Prefeitura.

Destacamos que o total de árvores existentes no campus é superior a 14.000, sendo o número de árvores em risco inferior a 0,6%.