DMA – Visita dos alunos da Escola Americana de Campinas ao CEMA

Na última quinta-feira, 16/03, o Centro de Monitoramento Animal da Divisão de Meio Ambiente – CEMA, recebeu alunas do quinto ano da Escola Americana de Campinas, junto com a Profª Paula Jennings, para uma roda de conversa com o médico veterinário, Dr. Paulo de Tarso Gerace da Rocha e Silva, responsável técnico do CEMA.

A solicitação de visita da escola para conhecer o trabalho do CEMA se deu devido ao tema escolhido pelas crianças para seu trabalho de pesquisa, o abandono de animais. O Dr. Paulo conversou com as alunas sobre a história e o pioneirismo da Unicamp na implantação do CEMA, e o projeto de promoção do bem estar animal e combate ao abandono de animais na Universidade.

O CEMA foi criado em 2004 para solucionar as ocorrências envolvendo animais no campus, dando-se ênfase a um problema crônico, que era a grande quantidade de animais abandonados, muitos deles com problemas nutricionais, doentes, e, por vezes, sendo vítimas e ao mesmo tempo causadores de acidentes graves. Estes animais foram identificados e gradualmente retirados do campus, através de uma parceria da UNICAMP e uma ONG atuante na proteção animal.

Centenas de cães e gatos foram removidos e destinados para adoção. Todos, com exceção daqueles que morreram por atropelamentos, ou doenças, foram capturados e encaminhados para clínicas veterinárias conveniadas, onde receberam atendimento veterinário de urgência, foram submetidos à esterilização cirúrgica, vacinados e doados para famílias interessadas. A retirada destes animais do campus foi realizada de forma ética e legal, obedecendo às leis de proteção animal, e acompanhadas de um extenso trabalho de sensibilização em relação à posse responsável, tendo como público alvo funcionários, alunos, professores e visitantes.

Equipe da DMA e alunas da Escola Americana, acompanhadas da professora
Palestra com Dr. Paulo de Tarso