DMA – Destinação de resíduos vegetais para Usina Verde de Campinas

No primeiro semestre de 2023 a Divisão de Meio Ambiente da Prefeitura Universitária realizou o encaminhamento de 1.300 metros cúbicos de resíduos vegetais para a Usina Verde de Campinas.

Este material é proveniente das ações de manutenção de áreas verdes no  Campus 1, tais como corte de grama, jardinagem e poda de árvores e arbustos. A quantidade média de resíduos gerada é de cerca de 15m³/dia, que ficam em depósito temporário na universidade para redução de volume até que sejam destinados para a Usina Verde, onde são submetidos a um processo de decomposição aeróbia junto ao lodo de esgoto vindo da estação de tratamento da cidade. O resultado é um composto rico em nutrientes que pode ser utilizado para recuperar gramados, jardins e outras áreas verdes do município e também da universidade, contribuindo para a manutenção desses espaços de forma mais sustentável e econômica.

A Usina Verde é operada pela Prefeitura de Campinas, por meio da Secretaria de Serviços Públicos, e tem como objetivo transformar resíduos orgânicos em adubo e compostos orgânicos. A área para o funcionamento da usina, localizada na Fazenda Santa Elisa, foi cedida pelo Instituto Agronômico de Campinas (IAC), que é o responsável pela certificação e qualificação agronômica do produto final, após a compostagem.

A iniciativa faz parte das ações da universidade para promover a sustentabilidade e reduzir o impacto ambiental, reafirmando o compromisso com o meio ambiente e com a promoção de práticas sustentáveis, além de contribuir para a redução dos impactos ambientais causados pelos resíduos gerados na universidade.

Foto 1: Ações de manejo no Depósito Temporário de Resíduos Vegetais da Unicamp
Foto 2: Planta de compostagem – Usina Verde de Campinas
Foto 3: Composto proveniente da Usina Verde destinado ao plantio de árvores na quadra 50
Foto 4: Participação do funcionário Lauro dos Santos realizando plantio de árvore na quadra 50 em comemoração a Semana do Meio Ambiente 2023.

Texto: Lenita Rigas e Camila Alonso Santos

Fotos: Hélio Cavalheri Jr e Amanda Alves Mello