DMA – Corte de Leucenas

A Divisão de Meio Ambiente – DMA realizará neste final de semana (18 e 19/02) ações para o controle de espécies vegetais exóticas invasoras no campus, com corte de árvores da espécie exótica Leucaena leucocephala (conhecida popularmente como leucena) na região da Av. Pref. José Roberto Magalhães Teixeira e Av. Oswaldo Cruz, em frente ao Banco do Brasil.
Esta ação faz parte da conservação da biodiversidade, onde destacam-se a implantação e manutenção de áreas verdes protegidas e comuns no campus.

 

DMA 20170217 001.jpg

 

Saiba mais:

 

O que são espécies exóticas invasoras?

Espécies exóticas são aquelas que ocorrem em uma área fora de seu limite natural historicamente conhecido, como resultado da dispersão acidental ou intencional através de atividades humanas (Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, 1992). Em nosso caso, consideramos exóticas as espécies que não ocorrem naturalmente no território brasileiro.

As espécies exóticas podem se comportar como invasoras, mas nem toda a espécie exótica é invasora. 

Todas as espécies que se tornam invasoras são altamente eficientes na competição por recursos, o que leva a dominar as espécies nativas originais. Possuem também alta capacidade reprodutiva e de dispersão.

As invasões biológicas são atualmente a segunda maior causa de perda de biodiversidade no mundo, ficando atrás apenas da destruição dos habitats pela ação humana.

 

Agradecemos a compreensão de todos!!! 

 

Mais informações? Envie um e-mail para .

Compartilhe: