Novos gestores da Prefeitura Universitária

No final do mês de abril foi designado como Prefeito da Cidade Universitária o servidor Juliano Henrique Davoli Finelli. Juliano é graduado na área de Ciências Humanas com pós graduação em Economia do Trabalho pelo Instituto de Economia IE/UNICAMP e em Administração de Novos Negócios pela Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Ocupou cargos de direção em órgãos da administração superior da Unicamp, dentre os quais o de Diretor da Casa do Lago, de 2008 a 2012, de Assessor Especial junto à CGU – Coordenadoria Geral da Universidade, de 2014 a 2015 e de Coordenador Executivo do GGUS – Grupo Gestor Universidade Sustentável, de 2015 a 2019. Em 2013, foi cedido à Prefeitura Municipal de Campinas para exercer o cargo de Diretor Administrativo e Financeiro da IMA – Informática de Municípios Associados S/A, entre 2013 e 2014. Recentemente, atuou como Assessor Especial na Assessoria de Projetos Especiais em Sustentabilidade vinculado à Diretoria do IFCH – Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, de 2019 a 2021.

No início de junho, foi indicado para exercer a função de Vice-Prefeito o servidor José Reinaldo Braga, servidor da carreira PAEPE desde 1989. Bacharel em Ciências Econômicas pela PUC/Campinas, especialista em Economia do Trabalho e Sindicalismo pelo CESIT/IE/Unicamp e Mestre em Ciência Política pelo IFCH/Unicamp, Braga já atuou na Vigilância, na FCM, como assessor na Coordenadoria Geral da Unicamp e no LALT/Unicamp.

As indicações são um marco na história de Prefeitura Universitária, que pela primeira vez desde a sua criação, em 1983, tem os cargos máximos do órgão ocupados por servidores da carreira PAEPE.

Desde que assumiram a gestão da Prefeitura, Prefeito e Vice-Prefeito tem realizado visitas às áreas para conhecer melhor as atividades e os servidores lotados em cada divisão.

Sobre os desafios a serem enfrentados, Juliano destaca que

‘A nossa gestão à frente da Prefeitura da Cidade Universitária orienta-se por quatro eixos, refletindo o programa de gestão da atual reitoria, os quais, ao nosso ver, correspondem aos desafios que temos pela frente. O primeiro desafio é trabalhar o principal “eixo” do Programa Gestão, ou seja, o compromisso de cuidar das pessoas. Em nosso entendimento, internamente na Prefeitura o cuidado começa pelo respeito e pela valorização profissional de todas as pessoas que compõem as equipes de trabalho dos diversos setores, e, com o mesmo cuidado, auscultando atentamente todas pessoas que usam nossos campi, quer sejam elas parte da comunidade interna – pesquisadores, técnicos, discentes ou docentes –, quer sejam pessoas externas à nossa comunidade, mas que utilizam os diversos serviços médico hospitalares e demais serviços que a Unicamp oferece.
O segundo desafio é o da alimentação. O retorno às atividades didáticas presenciais nos campi constitui uma equação ainda a ser resolvida, em um contexto de restrições impostas pela pandemia e pelas necessidades de isolamento, de controle de circulação e da adequação dos espaços dos restaurantes universitários. No mesmo sentido, estamos trabalhando em um plano de investimentos infraestruturais nas “cantinas”, de tal forma que possam diversificar e aumentar a oferta de alimentos e de espaços de convívio nos campi
O terceiro desafio é o da vivência. E aqui nossa ideia é acompanhar e ajudar as unidades e órgãos da universidade na realização de eventos e atividades culturais, esportivas e de lazer, de tal forma que nossos campi possam ser ainda mais interativos e produtivos.
O quarto desafio, também muito importante, é o da sustentabilidade. Por exemplo, a universidade, desde 2016, vem adotando medidas de aferição e controle do consumo de água, bem como realizando investimentos e desenvolvendo projetos em parceria com empresas afins na área de energia, inclusive em energias alternativas, ações que têm diminuído os nossos consumos. Vários avanços foram obtidos no controle e na destinação dos resíduos gerados, incluindo os resíduos perigosos. 
Outro aspecto importantíssimo visando a melhoria ambiental e a saúde da nossa “população universitária”, refere-se à cobertura vegetal dos nossos campi. Estamos assumindo como desafio e proposta prioritária da implantação de um projeto de arborização planejada, visando à expansão das áreas verdes dos campi.
Contudo, temos consciência de que há muito ainda por melhorar com novas ideias e soluções inovadoras. Este tema terá centralidade na nossa gestão, e a Prefeitura será altamente receptiva às iniciativas que visem à sustentabilidade da universidade e dos territórios onde estamos inseridos.’

 

Compartilhe: