Projeto Smart Campus – InovaCampinas e BTSym’18

O projeto Smart Campus marcou presença em dois grandes eventos que aconteceram nessa semana na cidade de Campinas: o InovaCampinas e o Brazilian Technology Symposium (BTSym’18).
O InovaCampinas aconteceu nos dias 24 e 25/10 no Expo Dom Pedro e foram apresentados na Arena Demo 3 subprojetos do Smart Campus: Circulino, Estacionamento inteligente e Redes inteligentes

• Circulino: uma solução de IoT aplicada ao serviço de transporte circular da Unicamp que possibilita o monitoramento do serviço no campus. Esta solução foi desenvolvida dentro do projeto Smart Campus da Universidade e consiste na coleta de dados de geolocalização dos ônibus em circulação e geração de informações úteis para a comunidade universitária. A tecnologia permite obter dados para os usuários do sistema de transporte e para os gestores desse serviço. A implantação do sistema já trouxe impactos positivos, como um melhor planejamento do uso do transporte circular.
  • Estacionamento inteligente: a solução utiliza câmeras montadas em dispositivos do tipo Single Board Computer (como o Raspberry Pi). A conversão de imagens para dados estruturados utiliza técnicas de visão computacional (para a detecção de movimento e mudanças) e Deep Learning para identificação de vagas livres e ocupadas. A solução é escalável, de baixo custo e respeita a privacidade dos usuários.
  • Redes inteligentes: o projeto XMesh é uma solução para gerir a rede de dados em Smart Cities. Foi desenvolvido um protocolo chamado M4IoT, que prevê inúmeras mensagens para que diversos dispositivos inteligentes se integrem na rede. O projeto permite estabelecer uma rede de comunicação por meio de dispositivos de telegestão de iluminação pública. Dessa forma, cada poste atua como um roteador inteligente para os dispositivos conectados.

O BTSym’18 aconteceu entre os dias 23 e 25/10 na Universidade Presbiteriana Mackenzie e o funcionário Ricardo Barbosa realizou uma apresentação oral do Paper ‘Circulino: An IoT solution applied in the university transport service’, dos autores Ricardo Barbosa, Rafael Sousa, Fabrício Oliveira, Henrique Oliveira, Paulo Luz and Leandro Manera.

Confira algumas imagens!

INF 20181026 002.jpg