Servidor da Prefeitura visita Lisboa através do programa “Mobilidade de Funcionários Técnicos Administrativos 2014”

No período de 15 de setembro a 03 de outubro deste ano, o servidor Guilherme Ariolli Salustiano, da Diretoria de Serviços de Transporte – UNITRANSP, visitou a cidade de Lisboa, em Portugal, dentro do programa “Mobilidade de Funcionários Técnicos Administrativos 2014”, realizado pela Vice-Reitoria Executiva de Relações Internacionais – VRERI.
A Instituição de ensino escolhida foi o Instituto Superior Técnico – IST, sendo realizada também uma visita técnica à Universidade de Lisboa – UL.

Guilherme foi contemplado após a inscrição de um projeto que tinha como finalidade analisar 3 fenômenos/serviços no IST:

• Transportes até a Universidade (modos de locomoção até a instituição e no seu espaço interno, por docentes, funcionários e alunos);
  • Trânsito na Universidade (presença e frequência de problemas relacionados aos trânsito; relação entre o trânsito da cidade e o trânsito no Campus; existência de estudos e projetos para melhoria do trânsito; relação pedestre-motorista; etc.);
  • Gerenciamento dos espaços reservados aos estacionamentos (como se dá esta ocupação; quem tem acesso a estes espaços; há espaços reservados com restrições de acesso?; existe alguma forma de cobrança?).

Após realização do estudo, verificou-se que pela eficiência dos transportes públicos da cidade de Lisboa, com alta disponibilidade de ônibus – ‘autocarros’ – e metrô, não é necessário um serviço de transporte fretado pela Instituição. Esta eficiência reflete na redução da quantidade de veículos que circulam pelo Campus. Por não possuírem Campus tão amplos, as instituições controlam os acessos aos estacionamentos: no IST só entram veículos cadastrados e/ou com autorização prévia e, ainda assim, mediante vagas no estacionamento e na UL o acesso é livre, mas os bolsões da estacionamentos possuem controle de acesso com cobrança mensal ao usuário.

A opção de Guilherme pela cidade de Lisboa se deu pela reputação da instituição, uma vez que o IST é a maior escola de engenharia, ciência, tecnologia e arquitetura em Portugal, sendo desde 2013 parte da Universidade de Lisboa, bem como pelas dimensões e estrutura da cidade, que é a capital de Portugal e sua cidade mais populosa. Outro fator importante foi o pelo domínio da língua.

‘Participar do intercâmbio foi um oportunidade ímpar, de poder conhecer outras instituições e profissionais de cultura e realidades diferentes da nossa. Torço para que este projeto da VRERI continue, para que outros profissionais passem por uma experiência cultural tão forte assim. O que se percebe é que lá existe muita rigidez quanto a controle e acesso às dependências do Campus e comportamento dentro dele, seja com restrições ou cobranças (monetárias). Esta troca de experiências também foi importante para apresentar as dimensões e os trabalhos realizados em nossa Universidade’, relata Guilherme.

Confira algumas fotos do IST e da Universidade de Lisboa!

Instituto Superior Técnico – IST

IST01.jpg IST04.jpg IST05.jpg