Programas e Projetos

Coleta Seletiva

Iniciado em 1999, o Programa de Coleta Seletiva, desenvolvido pela Divisão de Meio Ambiente, encaminhou para reciclagem até o momento aproximadamente 2.700 toneladas de papel, papelão, vidro, plástico e metal, contribuindo para reduzir a quantidade de resíduo encaminhado ao aterro sanitário da Prefeitura Municipal de Campinas.
Também foi responsável por encaminhar para destinação final ambientalmente adequada 288.000 lâmpadas mercuriais, 1.700 litros de óleo vegetal, 3.600 unidades de cartuchos e toners e 800 kg de pilhas e baterias (dados até janeiro/2014).
A solicitação da coleta de materiais recicláveis deve ser efetuada através de Ordem de Serviço na página dma.prefeitura.unicamp.br/consulta_os.html

Reaproveitamento de resíduos vegetais

Na execução dos serviços de conservação das áreas verdes do campus são gerados aproximadamente 7.000 metros cúbicos de resíduos vegetais resultantes do corte de grama, limpeza de jardim e poda de árvores. Estes resíduos são encaminhados para áreas de compostagem onde após a transformação em adubo orgânico, retornam às áreas verdes do campus, proporcionando economia na exploração de recursos naturais, e contribuindo para a vida útil dos aterros sanitários. 

Para visitar a área de compostagem, abra uma Ordem de Serviço na página dma.prefeitura.unicamp.br/consulta_os.html

Contra o Abandono e Pela Posse Responsável de Animais

Iniciada em junho de 2004, esta campanha que é coordenada pela Divisão de Meio Ambiente tem como objetivos a ampliação da consciência coletiva e o senso de responsabilidade da comunidade universitária para com os animais, de forma a evitar o abandono, minimizar os problemas decorrentes de animais soltos no campus e incentivar a adoção e a posse responsável.

A Resolução que trata deste assunto dentro do campus é a Resolução GR-042/2005. Dentre seus vários parágrafos destacamos o seguinte:

“É proibido o abandono de animais nos campi e Moradia Estudantil; é proibido submeter os animais a maus-tratos e crueldade; é proibido o adestramento de animais nas dependências da Unicamp; a partir da publicação desta Resolução é proibida a introdução de novos animais na Moradia Estudantil.”

IMPORTANTE: NÃO ABANDONE OS ANIMAIS, NÃO INCENTIVE O ABANDONO. SE VOCÊ TEM ALGUM, CUIDE, SEJA RESPONSÁVEL.

Campanhas de Trânsito

A Prefeitura Universitária realiza de maneira permanente a campanha de Prevenção e Educação no Trânsito, com diversas ações para a comunidade universitária e externa.
Muitas ações são desenvolvidas em parceria com a Liga do Trauma da FCM-UNICAMP, com a Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (EMDEC) e com a Rota das Bandeiras e tem como objetivo despertar a consciência de todos para o respeito às regras universais do trânsito e a priorização do pedestre, aumentando a segurança e qualidade de vida da comunidade.

Confira algumas atividades da campanha:

Prevenção Contra o Desperdício


A Divisão de Alimentação desenvolve desde 2003 o Programa de Prevenção Contra o Desperdício a fim de sensibilizar usuários dos restaurantes e comunidade universitária para o uso racional da água, energia e alimentos.

O Programa conta com atividades para funcionários e comunidade universitária, como oficinas, apresentações, exibições de vídeos educativos, cursos e ciclos de palestras.

Plantio de Árvores

Com a finalidade de sensibilizar e conscientizar a comunidade universitária nas questões que envolvam a cobertura vegetal existente no campus foi criado em 1983, na Divisão de Meio Ambiente, o Programa de Plantio de Árvores da Unicamp.

Para participar do plantio, abra uma Ordem de Serviço na página
dma.prefeitura.unicamp.br/consulta_os.html