DMA – Florada de ipê-roxo

Nesta semana teve início a abertura das flores de uma das mais bonitas espécies de ipê-roxo da Unicamp!

Tabebuia ipe é seu nome científico, uma sinonímia de Handroanthus heptaphyllus, também conhecida como ipê-roxo-de-sete-folhas, devido a sua folha que apresenta 7 folíolos. A forma de casca da árvore também.

Segundo Lauro dos Santos, funcionário da Divisão de Meio Ambiente há 36 anos, as sementes dessas árvores foram trazidas por pesquisadores da Unicamp e do Instituto Agronômico e são provenientes do estado do Mato Grosso. As mudas foram produzidas no antigo viveiro da Divisão de Meio Ambiente, antes denominado de Parque Ecológico, e foram plantadas no campus sob orientação do Biólogo Adriano G. Amarante.

Não deixe de apreciar esta beleza, que deve durar até o final da próxima semana! As árvores podem ser vistas da Av. Magalhães Teixeira, olhando para a creche do PRODECAD, na Av. Cândido Rondon (indo para a FEAGRI) e na Av. Pref. Antonio Costa Santos.

Fotos: Camila A. Santos Prefeitura Universitária/ DMA/DAV