Programa de coleta de resíduos sólidos

Dentro do programa de coleta de resíduos sólidos, existem 80 bases para resíduos não recicláveis e 66 pontos de coleta para resíduos recicláveis.

No mapa abaixo, é possível conferir a localização de cada um dos pontos identificados na legenda com o nome da unidade mais próxima para coleta de resíduos recicláveis ou código para numeração sequencial da base de resíduos não recicláveis, acompanhado do símbolo para tipologia dos resíduos:

  • Recicláveis (em verde)
  • Não Recicláveis (em preto)

Para que a coleta seja devidamente realizada, é necessário que o resíduo seja acondicionado em sacos plásticos antes de serem dispostos nos contêineres e, principalmente, que haja a segregação prévia entre os recicláveis e não recicláveis. 

A separação de plásticos, papéis, metais, vidros e dentre outros é extremamente importante para que o ciclo de vida destes materiais não seja encerrado nos aterros sanitários, que, muitas vezes, são sobrecarregados com resíduos que são erroneamente considerados descartáveis e sem possibilidade de retorno às cadeias de produção. 

A sensibilização e contribuição das Unidades/Órgãos com a segregação correta  correta de nossos resíduos é de extrema importância para a continuidade e melhora da qualidade socioambiental da Universidade, em que há a manutenção conjunta da limpeza urbana, saúde e bem estar público e a colaboração com cooperativas de coleta que nos auxiliam no destino mais sustentável destes materiais.

Em caso de dúvidas com procedimentos que envolvam o descarte de resíduos sólidos urbanos, a DMA está à disposição através dos contatos:

FAQ