DMA – Logística reversa de pilhas e baterias

O Programa de Coleta de Pilhas e Baterias foi criado em 2016, sendo realizado pela Divisão do Meio Ambiente (DMA)/Prefeitura Universitária em parceria com o Grupo Gestor Universidade Sustentável (GGUS/DEPI).

Existem 45 pontos de coleta no campus de Barão Geraldo, conforme mapa abaixo:

Atualmente, a coleta dos materiais descartados pela comunidade nos coletores espalhados pelo campus é realizada mensalmente pela DLU/DMA. O recolhimento costuma ocorrer na última segunda-feira do mês.

Pilhas e baterias possuem metais pesados como chumbo, cádmio e mercúrio, substâncias tóxicas potencialmente perigosas, de efeito bioacumulativo nos ecossistemas e que apresentam riscos de contaminação ambiental e à saúde pública.

As pilhas e baterias coletadas são encaminhadas para destinação final ambientalmente adequada através do processo de logística reversa, conforme prevê a Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei nº. 12.305 de 02 de agosto de 2010).

No dia 02 de dezembro de 2022, a Diretoria de Limpeza Urbana (DLU) da DMA encaminhou 1.383kg de pilhas e baterias para a Green Eletron, entidade gestora do sistema de logística reversa de equipamentos eletroeletrônicos. O último envio havia sido realizado em outubro de 2020.