Limpeza Urbana e Coleta Seletiva

O serviço de limpeza urbana é composto pelas seguintes atividades:

a) Varrição semanal de aproximadamente 180.000 metros quadrados de áreas comuns como ruas e praças. De forma geral, as áreas comuns do campus são varridas a cada 15 dias, com exceção de áreas de grande circulação de pessoas como as da Praça do Ciclo Básico, que são varridas semanalmente. Conforme demandas verificadas no campus e após chuvas e ventos fortes, a programação de varrição poderá ser alterada.

b) Coleta diária de resíduos (papéis, copos plásticos, embalagens de alimentos, garrafas, latas, entre outros) espalhados nas áreas gramadas, canteiros centrais, praças e ruas, com bastão de ponteira metálica (“espeto”).

c) Esvaziamento diário das lixeiras existentes nas áreas comuns com grande fluxo de pessoas. Nas demais áreas, o serviço é feito 2 ou 3 vezes na semana.

d) Limpeza diária dos 69 pontos de coleta de lixo (contêineres).

O serviço de coleta seletiva é responsável por coletar papel, papelão, plástico, metal, vidro, madeira (pallets e embalagens de madeira), cartuchos, toners e lâmpadas fluorescentes gerados nas Unidades/Órgãos. Atualmente, a coleta é feita em 87 pontos dentro do campus. Recentemente foi implantado em parceria com o Grupo Gestor Ambiental, o projeto piloto de coleta de pilhas e baterias, com a instalação de 16 coletores dentro do campus. Há um ponto de recebimento de óleo vegetal e de óleo lubrificante e hidráulico, que deverá ser trazido pelo solicitante.

Como usar?

  • Limpeza Urbana: Para a limpeza diária programada não é necessário abrir Ordem de Serviço. Quando houver necessidade de limpeza de áreas comuns (estacionamento do Ginásio, Teatro de Arena do Ciclo Básico) para realização de eventos, solicitar através de Ordem de Serviço na página dma.prefeitura.unicamp.br/consulta_os.html
  • Coleta Seletiva: Para as Unidades/Órgãos que possuem rotina de coleta definida não é necessário abrir Ordem de Serviço. Para as Unidades/Órgãos que não possuem rotina de coleta definida, é necessário abrir Ordem de Serviço através da página dma.prefeitura.unicamp.br/consulta_os.html

A quem de destina?

A todas as Unidades e Órgãos da Universidade.

Restrições

Não está contemplada neste serviço a limpeza de áreas internas de Unidades/Órgãos.

Não coletamos:
– Amianto: seguir o exposto na Resolução GR-03/2009.
– Mobiliário urbano: entrar em contato com a Seção de Bens Disponíveis / Subárea de Controle Patrimonial / ARCC / DGA. 
– Resíduos de construção civil: compete ao gerador a destinação final ambientalmente adequada para fora do campus dos resíduos de construção civil gerados.
– Resíduos químicos e biológicos: compete à Unidade a destinação final ambientalmente adequada para fora do campus dos resíduos químicos e biológicos gerados.
Para informações gerais sobre os itens coletados, acesse o Manual Técnico do Programa de Coleta Diferenciada.

Legislação

Ofício Circular nº 01/2013 – Utilização dos contêineres de lixo instalados nas áreas comuns
Ofício Circular nº 117/2012 – Substituição das grades de lixo por contêineres
Ofício Circular nº 04/2012 – Coleta de cartuchos e toners usados
Ofício Circular nº 03/2012 – Coleta de embalagens e suportes importados confeccionados em madeira
Resolução GR-03/2009
Instrução Prefeitura nº 02/2016 – Estabelece procedimento para acondicionamento e disponibilização para coleta de resíduos coletados pelo Programa de Coleta Diferenciada da Divisão de Meio Ambiente da Unicamp.

Documentos relacionados

Nada consta

Perguntas frequentes

Solicitei a limpeza de uma área comum para realização de um evento. Quando será feita a limpeza?
Como faço para solicitar cadastro no sistema de OS da Divisão de Meio Ambiente?
Posso trazer o óleo vegetal gerado em minha casa?