DAE e DMA – Dia Mundial da Água

Hoje comemora-se o Dia Mundial da Água, fato curioso… Criado por nós, que somos constituídos de cerca de 80% de água, vivemos em um planeta coberto em quase ⅔ de sua superfície por água, mas parece que precisamos de um dia para lembrar da sua importância.

A Divisão de Meio Ambiente (DMA) e seus pares, empenham-se para preservar os recursos hídricos no território da Unicamp, com projeto de plantio de árvores nativas, recuperação das áreas degradadas da Fazenda Argentina, recuperando o córrego e as nascentes ali presentes. Nesses tempos incertos, de aquecimento global e de mudanças climáticas, a universidade se empenha em investir e recuperar esse passivo ambiental, possibilitando um legado valioso para as gerações futuras, onde a água, as florestas, a biodiversidade vegetal e animal, será o nosso maior patrimônio.

A Divisão de Água e Energia (DAE), por sua vez, tem como grande parte de suas atividades a gestão e a distribuição de água potável com qualidade para o consumo humano no campus. Após a crise hídrica no Estado de SP em 2014, a DAE desenvolveu diversos projetos, com foco no combate ao desperdício, controle de perdas e gestão do consumo de água no campus da UNICAMP em Barão Geraldo.
Essas ações promoveram resultados muito positivos na redução do consumo de água sendo que a média entre os anos de 2012, 2013 e 2014 era de 67 mil m³/mês/ano e com a implantação dos projetos ao longo dos anos foi reduzida para 30 mil m³/mês/ano em 2022, após impactos da COVID-19 em 2020 e 2021. Ou seja, houve redução de 55% no consumo de água de 2014 para 2022, contribuindo assim para a preservação e uso racional deste bem tão importante.

Neste dia da água, convidamos a todos a uma reflexão sobre o legado que cada um de nós pretende deixar para as gerações futuras!

Feliz dia da água!

Delimitação dos locais onde está projetado o plantio de mais de 70.000 mudas (Projeto corredores Ecológicos/UNICAMP)
Média do consumo mensal de água na Unicamp (1999 a 2022)
Compartilhe: