Implantação do Plano de Gestão de Resíduos Local (PGRL) da Prefeitura Universitária

O lançamento do Plano de Gestão de Resíduos Local (PGRL) da Prefeitura Universitária do campus de Barão Geraldo, foi realizado no último dia 07/12/2023, no auditório do Programa UniversIDADE, no prédio da DEPI.

O Plano de Gestão de Resíduos Local (PGRL) é o documento que aponta e descreve todas as ações relativas à gestão dos resíduos nas unidades/órgãos, observadas suas características e riscos, contemplando todos aspectos que envolvem o manejo dos resíduos.

A gestão dos resíduos constitui um agregado de procedimentos de gerenciamento, planejados e implementados, a partir de bases científicas e técnicas, normativas e legais. O principal objetivo deste plano é minimizar a produção de resíduos e proporcionar, aos resíduos gerados, uma destinação final ambientalmente adequada.

A Comissão de Resíduos da Prefeitura Universitária preparou o lançamento que contou com a participação do Prof. Dr. Sandro Tonso da FT/UNICAMP que na sua entrevista à SEC (Secretaria Executiva de Comunicação), comentou sobre a educação socioambiental e o papel da Universidade como educadora na formação de pessoas. “Tem uma dimensão que é individual, mas que não pode ser individualista. É individual, sabendo que estou dentro de uma coletividade. Individual quando eu gero o meu resíduo, eu tenho que repensar, mas eu sei que ele impacta outras pessoas positivamente ou negativamente dependendo de como gerencio o meu resíduo” diz Sandro Tonso.

Agradecimento especial ao GEARE/DEPI pelo curso sobre a elaboração do PGRL nas Unidades/Órgãos.

Veja a reportagem da SEC no link https://www.youtube.com/watch?v=lcPGUMDwrGw