Unitransp – Nota sobre problemas na linha 13 do transporte fretado

Considerando os problemas ocorridos com o veículo que atende a Linha 13 do Sistema de Transporte Fretado da Unicamp, causando transtornos e atrasos na saída de ontem (07/03/2024), informamos que serão tomadas todas as medidas legais cabíveis junto à empresa responsável pela linha.

Os atuais contratos apresentam limitações e já estamos atuando em um novo modelo de contratação que visa sanar os problemas administrativos e de operação na prestação do serviço.

Após ampla discussão e estudos técnicos, foi desenvolvido um novo modelo de contratação que partiu da roteirização integral de todo o sistema para a determinação de novos itinerários. O novo Sistema de Transporte Fretado prevê que a operação seja inteiramente realizada por uma única empresa, permitindo a padronização do atendimento, que, entre outras melhorias, contará com ar condicionado em toda a frota, aplicativo para acompanhamento da localização do veículo em tempo real, e adoção de limite de atraso com política de ressarcimento imediato ao usuário que se utilize de transporte por aplicativo. A equipe de fiscalização também contará com o acionamento presencial e permanente de um preposto da empresa nas dependências da Universidade.

A licitação para a contratação do novo modelo foi publicada em dezembro de 2023, com sessão de pregão agendada para janeiro deste ano. Contudo, diante decisão liminar do Tribunal de Contas do Estado, sua realização foi suspensa. A Universidade já providenciou os ajustes necessários à republicação do edital e novo agendamento para a sessão de pregão, o que deve ocorrer nos próximos dias.

Somado a isso, a Unitransp está passando por ampla reestruturação, com incorporação de novos serviços e ampliação de pessoal para um atendimento mais eficiente.

A Prefeitura Universitária, através da Unitransp, oferece atualmente 71 linhas de transporte, com 181 rotas distintas, através de 46 contratos, sempre buscando a satisfação de seus usuários. Em 2023, do total de 19.863 viagens realizadas, apenas 0,1% apresentou problemas.

Destacamos que desde 2021, a ocupação dos fretados subiu de aproximadamente 50% para 87% atualmente, em decorrência principalmente da política de reformulação das normas, com a publicação da Deliberação CONSU A-28/2022, que propiciou a significativa redução no valor pago pelos usuários, conforme tabela abaixo

Tabela de desconto do transporte fretado – Deliberação CONSU A-28/2022