DAE – Instalação de transformadores ecológicos

A Prefeitura Universitária, através da Divisão de Água e Energia (DAE), deu início à implantação de 63 transformadores denominados “ecológicos”, por utilizarem óleo vegetal para a isolação, em substituição ao óleo mineral. Os transformadores atualmente em uso no campus tem idade aproximada de 30 anos e careciam de substituição. A aquisição dos equipamentos foi feita com recursos do Plano Plurianual de Investimento da Unicamp, o PPI, no valor de R$1.720.440,99.
Esta ação visa sustentabilidade através da utilização de óleo vegetal e contribui para a eficiência energética do sistema de distribuição de energia da UNICAMP, uma vez que o novo transformador tem uma potência aproximadamente 50% menor que do antigo modelo, possibilitando ainda uma reserva técnica em torno de 30%.
Com intuito de impactar o mínimo possível no suprimento de energia de unidades e órgãos, a instalação será de forma continuada a partir do recesso, com conclusão prevista para o início do ano de 2023.

Confira imagens da substituição do primeiro equipamento:

Equipe da Coordenadoria de Serviços de Energia: Carlos Alberto Santos de Souza, William de Paulo Silva, Rafael Carillo e Edson Roberto de Carvalho
Compartilhe: