Prefeitura realiza intervenção emergencial na iluminação – Estacionamento do HC e CAISM

A Divisão de Água e Energia (DAE) da Prefeitura Universitária, atendendo uma demanda antiga dos servidores da área da saúde que utilizam o estacionamento da quadra 03, que atende o HC e o CAISM, iniciou no dia 02/09 uma intervenção emergencial no local, de maneira a garantir a adequada iluminação do espaço e a ampliar a sensação de segurança de seus usuários no período noturno. Em uma avaliação inicial, a DAE constatou que 63% das 121 luzes instaladas na área estavam apagadas e a existência de 12 postes não energizados na região do CAISM (informações completas na IT – Prefeitura/DAE nº57/2021).

O Prefeito Universitário, Juliano Henrique Davoli Finelli, destacou que desde o início de suas atividades à frente da Prefeitura, a equipe de trabalho tem analisado as diversas ações que estão sendo demandadas pelos diferentes Órgãos e Unidades, particularmente, aquelas pontuadas como importantes pela reitoria para a reconstituição das condições ideais de uso e de vivência nos nossos campi, incluindo as mais antigas e que apresentam grande repercussão para a segurança e a qualidade de vida dos profissionais da área de saúde, como a iluminação do estacionamento dos hospitais, demanda que existe há anos e cujas tentativas de solução não produziram resultados satisfatórios.

Por outro lado, temos recebido, constantemente, solicitações relativas ao mesmo problema através dos meios de comunicação da Prefeitura Universitária, como o e-mail falepref, por redes sociais e, mais recentemente, por intervenções de conselheiros nas reuniões do Conselho Universitário. Diante dos fatos relatados e considerando, ademais, a necessidade da intervenção, em face da notória importância de que se reveste a Área da Saúde no atual contexto do combate à pandemia e os aspectos relativos à segurança da nossa comunidade universitária, tomamos a decisão – a reitoria e a nossa equipe da DAE/Prefeitura Universitária – de buscar uma solução institucional para uma área estratégica e de grande fluxo diurno e noturno de pessoas e, com isso, realizar a intervenção.”

Juliano Finelli, Prefeito Universitário

A intervenção contempla:

• A desativação de 13 postes metálicos de 15m de altura com luminárias tipo “disco voador” de difícil manutenção, risco de curto circuito e acidentes além da iluminação não padronizada que ilumina acima da copa das árvores provocando pontos escuros no estacionamento.
  • A instalação de 10 postes de concreto cada um com 04 conjuntos luminotécnicos, compostos por braços, relé, reator, lâmpadas e luminárias padrão de ruas e praças da Universidade, em substituição a iluminação obsoleta dos postes metálicos.
  • A instalação de novo circuito elétrico para alimentação dos 10 postes de concreto.
  • A substituição de 28 conjuntos (lâmpadas, reatores e relés) nos postes existentes até 10m.
  • A conclusão da iluminação do CAISM nos 12 postes já implantados cada um com 04 conjuntos luminotécnicos, compostos por braços, relé, reator, lâmpadas e luminárias e cabeamento para o alimentação elétrica desses postes proveniente de transformador da rua Adolfo Lutz.
  • A recuperação da Iluminação ao lado da Biblioteca da FCM (14) e PRETEA.

A previsão é que os serviços sejam concluídos no dia 12/09, quando o espaço será avaliado pela Divisão de Meio Ambiente (DMA) da Prefeitura para detecção de pontos de poda.